domingo, 4 de maio de 2008

Maná


Ah!
Bom gosto nas letras....na melodia....enfim...haja bom gosto!
Ninguém mais, ninguém menos que MANÁ \o/\o/\o/
A banda surgiu na década de 80 em Guadalajara - México. No começo chamavam-se Sombrero Verde [qe horror!] e interpretavam canções dos Beatles, The Police, Stones, Led Zeppelin...começaram a compor rock e assumiram suas raízes latinas com letras em espanhol.
Mas minha admiração pelo Maná se dá principalmente por suas mulheres.
Mulheres de suas músicas. Mulheres poderosas. Mulheres de presença. Para explicar melhor:

"Amor fugado [Amor fugido]
me tomas, me dejas, me exprimes [me toma, me deixa, me espreme
y me tiras a un lado [e me atira ao lado]
te vas a otros cielos y regresas como los colibris [vai a outros céus e retornas como os beija-flores]
me tienes como un perro a tus pies [me tens como um cachorro aos seus pés]

É disso que falo, de mulheres marcantes presentes nas músicas do Maná. Descritas como anjos e diabos ao mesmo tempo...Como Mattos e Guerra:

"...Mas vejo que por bela e galharda,
Rosto que os anjos nunca dão pesares.
Sois anjo que me mata, e não me guarda..."

As mulheres do Maná sempre dominam. Não que eu seja FEMISTA, não sou. Sou FEMINISTA. E há diferenças, explico no próximo tópico. [se me der vontade]
Mulheres como as Amazonas:

"Otra vez mi boca insensata [outra vez minha boca insensata]
vuelve a caer en tu piel [volta a cair em tua pele]
vuelve aqui tu boca y provoca [volta aqui a tua boca e provoca]
vuelvo a a caer de tus pechos a tu par de pies [volto a cair dos teus peitos ao seu par de pés]"

E como é impossível não se render a elas terminam:

Mi boca en llamas torturada [Minha boca em chamas torturada]
Ate desnudas angel hada [me despes anja fada]
luego te vas [Logo te vai]

"Como puedo yo borrar tus besos vida, estan tatuados en mi piel"

*Vixe como eu tô Sidney Maggal hoje!

Nenhum comentário: